Como é sabido o Futebol é um Desporto, ou Industria, como agora gostam de lhe chamar, que arrasta multidões.
Qual a razão porque milhares de pessoas em todo o mundo com formação académica diferente, com níveis sócio económicos diferenciados, com motivações politicas, religiosas e culturais diferentes, convergem para um mesmo local, a uma mesma hora, onde em condições de segurança por vezes duvidosa, e na maioria dos casos sem quaisquer condições de conforto , a que se deve acrescentar ainda os problemas relacionados com o transporte e/ ou estacionamento, para ver um desafio de futebol?
A nosso ver essa razão chama-se sortilégio do futebol que consiste nos momentos de encantamento que proporciona, e no facto de, como dizem por vezes alguns dos intervenientes, até ao apito final do árbitro, tudo poder acontecer.
Existem ao longo dos tempos inúmeros casos que poderiam ilustrar esta afirmação, mas ficamos apenas por dois acontecimentos recentes, que por serem pouco vulgares, realçam o acima exposto.
No jogo FCPorto contra o União de Leiria, já em período de descontos um jogador deste Clube falha a marcação de uma grande penalidade. Ou se quisermos o guarda-redes defende, o que para o caso é indiferente.
Caso tivesse sido consumado o golo, o resultado seria um empate, com a perda de dois pontos pelo FCPorto, e o aumento de dificuldades na sua luta pela conquista da Liga, pois o seu atraso pontual para os actuais lideres passaria para 6 pontos.
Festa para uns, frustração para outros.
No jogo inaugural do Can 2010, a selecção de Angola vencia por quatro a zero, quando faltavam 12 minutos para o final do jogo. Pois neste espaço de tempo, mais uns minutinhos de prolongamento a selecção do Mali empatou o jogo, o que levou Manuel José a afirmar que em "trinta e dois anos de carreira de treinador nunca lhe tinha sucedido nada assim". A frustação de uns é a alegria de outros.
É pois o sortilégio, que mantém vivo o futebol, apesar dos apitos de todas as cores, dos abutres e outras aves de arribação que contribuem para a sua perda de credibilidade. Viva o Futebol.