Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010

TEAMNEURS - UM CONCEITO

 

 
   No passado dia 9 de Dezembro, no Hotel Altis, foi lançado o Livro TEAMNEURS.
 
   Editado pela Padrões Culturais Editora, TEAMNEURS foi escrito a quatro mãos por Marco Cardoso, Fernando Parsotam, Bruno Valverde Cota e Luís Quaresma, e foi dividido em quatro partes, na primeira das quais Marco Cardoso desenvolve o conceito, enquadra-o na sua esfera de actividade: co-criar valor,  e caracteriza-o “ como sendo pessoas que se organizam para serem eficazes (que inclui a correcta afectação de recursos e competências) e eficientes (que inclui a correcta utilização de recursos e competências).
 
   A segunda parte debruça-se sobre cinco áreas importantes na gestão das Organizações:
 
    1 - Gestão e Planeamento de Marketing, por Bruno Valverde Cota
    2 - Organização e Métodos, por Luís Quaresma
    3 - Incentivos Fiscais, por Fernando Parsotam
    4 - Legislação nas Empresas Portuguesa,por Luís Quaresma
    5 - Obtenção de Financiamentos, por Marco Cardoso
 
   Todos os autores transportam para TEAMNEURS não só os seus vastos conhecimentos teóricos, mas também a sua sólida experiência profissional, pois sendo altamente qualificados nas suas áreas de actividade, tal característica enriquece substancialmente a sua participação.
 
   Igualmente atravessa o livro a ideia da excelência:
 
  “(…) fazer bem à primeira todas as vezes.” pág. 80;
 
  “(…) é saber fazer,  fazê-lo bem e de forma diferenciada” pág .96;
 
bem como a curiosa expressão utilizada pelo Dr. Luís Quaresma: RETRABALHO ,
 
   “(…) expressão que pretende ilustrar o modo de fazer as tarefas por uma só vez …”) pag. 141.
 
   O Dr. Fernando Parsotam no capítulo sobre Benefícios Fiscais dá a conhecer de forma linear mas eficaz aquilo que importa aos TEAMNEURS saber sobre o assunto, mas que importa também saber aos médios agentes económicos que podem ser empreendedores importantes numa economia global em mutação como a actual; enquanto o Dr. Bruno Cota demonstra no capítulo Gestão e Planeamento de Marketing em que consiste a eficiência e a eficácia, e “como o planeamento torna mais eficaz e efectivo o cumprimento dos objectivos definidos”. pág. 97
 
   A terceira parte “Vivências Organizacionais”, reúne um conjunto de entrevistas a pessoas com experiências diversificadas, que partilham com os autores as suas perspectivas e deixam aos leitores vasta matéria de reflexão.
 
   Na quarta e última parte “Anexos” o Dr. Marco Cardoso dá a conhecer ao leitor três estudos: Modelo VPE (Valor/Preço/Estrutura) / Portugal e Finlândia em que evidencia aspectos positivos que estes Países apresentam, e mostra alguns casos de sucesso, o que numa fase de depressão é sempre de aplaudir; “Novo Modelo” de Venture Capital no qual chama a atenção para “(…) manifestações de que a actual arquitectura do sistema financeiro irá sofrer uma profunda alteração nos anos futuros”; e finalmente CHM – Clearing House Model um mecanismo administrativo de compensação de créditos e débitos de Organizações” o qual pode tornar-se num importante instrumento financeiro. Aliás o BES EXPRESS BILL incorpora algumas das características enfatizadas no CHM e está já a ser aplicado no terreno.
 
   Em resumo TEMNNEURS, é um interessante conceito a ter em atenção, que associa o vocábulo TEAM (equipa) e NEUR (terminação das palavras entrepreneur – empresário/leader e intrapreneur – trabalhador/gerido/liderado). Por outro lado a caracterização de “toxineurs” (incompetentes, oportunistas) também nos parece ajustada, mas não encontramos em todo o Livro uma palavra para os “carregadores de piano”, ou seja os trabalhadores honestos e competentes, que ajudam as Organizações com os seus  conhecimentos, de saber e experiência feitos, dedicação e interesse a atingir os objectivos, sem muitas das vezes verem o seu esforço reconhecido. Uma equipa de Futebol com os onze melhores jogadores do mundo (TEAMNEURS) provavelmente não ganharia nenhum campeonato, faltava-lhe por certo alguns “carregadores de piano”, aqueles que recuperam a bola para os génios nos deliciarem com o seu virtuosismo e resolverem os desafios.
 
  Marco Cardoso pede no Livro para lhe transmitirmos o nosso feed-back. Aqui fica: Trata-se de um Livro que tem como suporte uma ideia muito boa, está bem concebido na sua estrutura, mas na nossa opinião com um excesso de citações, bem como remete para um elevado número de notas (no total são 190) no final de cada parte, o que torna difícil a sua leitura. Também o tom demasiado intimista que quis imprimir às suas participações e a forma intelectualmente paternalista utilizada nalguns trechos nos parecem um pouco fora de contexto.
 
    Esperamos com interesse o prometido próximo volume da serie, em que por certo serão tidos em conta alguns dos comentários que Leitores amigos farão chegar ao Autores.
 
 
Estado de Alma: Satisfeito
tags:
publicado por Lanzas às 09:37

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Leitor identificado a 23 de Janeiro de 2010 às 15:50
Caro Mocho Sábio,
Parabéns pela velocidade de leitura. Parabéns sobretudo pela capacidade de síntese.
Obrigado pelos alertas que indicou. Foi importante para mim conhecer o que pensa. Irei ter em consideração os pontos indicados no próximo TEAMNEURS. Um carregador de piano pode ser um TEAMNEUR… eu sou um carregador de pianos!
Sempre que pensar que lhe posso ser útil, por favor, diga. Estarei em Portugal a partir de 01.03.10.
Um abraço a partir de casa (Finlândia) a -20º,

Comentar post

EM DESACORDO

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

JE SUIS CHARLIE

QUANDO NÃO ERA FIXE FALAR...

Marcelo, Santana e o Cand...

Marcelo, Passos e o Candi...

DIREITOS DOS ANIMAIS ...

O ORÇAMENTO DO NOSSO DESC...

CLARA FERREIRA ALVES

CHOVE EM LISBOA

A FISCALIZAÇÃO SUCESSIVA ...

SUPONHAMOS

arquivos

Janeiro 2015

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Procurar no blog

 

links

blogs SAPO

subscrever feeds

blogs SAPO

tags

todas as tags